sábado, 20 de novembro de 2010

Gestão da Qualidade


É um tema de suma relevância a ser abordado pois "vivemos hoje em um ambiente de profunda mutação, onde novas tecnologias, novas leis, novos concorrentes, entre outras variáveis aparecem e desaparecem muito rapidamente e, as empresas, através das pessoas, precisam estar aptas a assimilar essas mudanças e transformar as ameaças em oportunidades. Nesse contexto surge a necessidade do treinamento e do desenvolvimento contínuo das pessoas. O treinamento deve ser considerado como um investimento precioso cujo retorno é altamente compensador para a organização, e não como uma despesa. Considerando-se que os recursos humanos são os ativos mais importantes das organizações deve-se, dessa forma, investir em treinamento como se investe, por exemplo, em tecnologia. "(Ricardo Aparecido de Oliveira: 2010)

Deming, em dois dos seus, quatorze princípios, mostra que o treinamento, e que o auto-treinamento, são de fundamental importância para a Administração da Qualidade: VI – Instituir o treinamento no serviço; XIII – Instituir um sólido programa de educação e auto-treinamento.

Contudo, é possível concluir que a gestão da qualidade está além do investimento em tecnologias, consiste em investir nos indivíduos, ou seja, investir em treinamento de pessoas, pois apesar de vivermos em mundo que está em constante mutação onde a tecnologia está cada vez mais avançada, é perceptível que não existe máquina sem ser humano, pois apesar de funcionarem bem elas precisam ser controladas por pessoas, e não há "máquina" melhor para investir que o HOMEM, pois, segundo Ricardo, as empresas que aprendem e acreditam no treinamento e desenvolvimento contínuo das pessoas podem ser o diferencial para a conquista da excelência. "










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