terça-feira, 9 de novembro de 2010

"Ética dá lucro"


Ser uma empresa socialmente responsável dá lucro e dividendos, literalmente. E, a partir desse mês, o empresário que quiser verificar essa relação de custo e benefício poderá utilizar a Matriz Brasileira de Sustentabilidade, documento disponível no site do Instituto Ethos de Responsabilidade Social (http://www.ethos.org.br/) que permite relacionar fatores de sucesso de um negócio com ações sustentáveis e aferir os lucros trazidos por elas. "O cruzamento de informações já foi usado para 17 empresas e os resultados são ótimos," afirma Oded Grajew, presidente do Instituto Ethos. Entre elas estão a Volkswagen, a Petrobras e a Companhia Siderúrgica Nacional.
Esse processo de avaliação foi desenvolvido a partir de um estudo realizado em 2003, chamado em português de "Criando Valor"
. Para a maior parte da sociedade, quando se fala em responsabilidade social, pensa-se em projetos de educação ou proteção de crianças e minorias. O conceito, no entanto, é mais amplo e engloba a gestão ética de toda rede de relacionamentos da empresa.
A responsabilidade social baseia-se em dois pilares segundo Grajew :"Um é ético, a simples satisfação de fazer a coisa certa e maximizar o efeito positivo de suas atitudes em seu círculo de relações. O outro é o próprio interesse empresarial. Uma empresa assim atrai e retém talentos, mantém funcionários, clientes e consumidores motivados e obtém melhor desempenho ."

Nenhum comentário:

Postar um comentário