sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A comunicação é a chave da liderança


A comunicação é uma das ferramentas mais importantes que os gestores podem usar no processo de mudança cultural. O seu significado nunca é demasiado citado. Tal como os satélites no espaço, uma comunicação eficaz e pensada para um alvo emite sinais poderosos, que representam a diferença entre uma vida enérgica ou uma morte lenta para a organização.

A comunicação só pode ser eficaz se as pessoas ouvirem e entenderem a mensagem. Num processo de mudança, a comunicação deve ser moldada e enviada de forma a suscitar a credibilidade e aumentar a confianca, porque só então pode influenciar valores e crenças e alterar comportamentos.

Para perceber e aceitar os valores de uma nova cultura, ou reforçar e sustentar valores nucleares de culturas existentes, a gestão deve persuadir os empregados, desenvolvendo e implementando um plano de comunicação exaustivo, claro e consistente, a transmitir por toda a empresa.

Pratique o que apregoa

As acções falam mais alto do que as palavras. Os gestores são modelos para as mudanças que defendem: os seus comportamentos devem coincidir com as suas declarações. Palavras sem acções criam empregados e clientes insatisfeitos. A retórica deve ser apoiada por uma acção orientada para resultados. Tudo aquilo que os gestores fazem numa base diária deve concordar com a nova cultura e direcção estratégica escolhida pela empresa.

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