sábado, 23 de outubro de 2010

Criatividade e inovação com foco em resultados


Inovação e criatividade são essenciais para o contínuo desenvolvimento e competitividade de uma nação. Coisas boas acontecem quando o pensamento inovador começa, visto que ele poderá ajudar na criação de novos produtos, na melhoria dos processos, nas novas tecnologias, tornando a empresa mais competitiva. O investimento em criação, novas tecnologias, favorece não somente a pesquisas de idéias, através da internet, mas também contribui para que a empresa torne-se mais produtiva.

Mesmo diante de situações de crises, onde nem sempre disponibilizamos de dinheiro para investir, temos que buscar várias idéias mesmo com recursos limitados, sempre pensando: De que maneira poderei melhorar esta atividade? De que forma poderei contribuir com maior impacto na rentabilidade, na qualidade dos produtos, na segurança do trabalhador, na satisfação do cliente, obviamente sem ferir a ética? Como poderei contribuir para uma sociedade melhor? Como poderei aumentar a minha renda? Nem sempre utilizamos todo o nosso potencial, embora percebamos que há muitas idéias criativas implementadas e apresentando resultados de uma forma geral. Estimular e investir no pensamento criativo e inovador é retorno garantido.

O processo criativo exige mente aberta, receptiva ao novo, equilíbrio entre as emoções, pois nem sempre negócio combina com emoção, seguida da lógica.

Quando falamos em criatividade e inovação com foco em resultado, o pensamento lógico não poderá vir à frente, temos que inicialmente deixar a mente livre para buscar idéias, intuir, usarmos do pensamento divergente, expandir e depois colocar a lógica em ação, através do pensamento convergente, buscando resultados qualitativos e quantitativos.

Percebo a criatividade como algo que é novo, útil, tanto para o criador, quanto para a sociedade, tratando-se de um processo que possui começo meio e fim. Há o processo de criação, com a mente aberta, que necessita da imaginação, mas temos que colocar em prática o que imaginamos passando pelo crivo da lógica, entre outros, o mercado consumidor.

O processo criativo exige trabalho duro, disciplina, porém suas idéias também surgem quando sua mente está brincando, ociosa, quando está curioso, inquieto, por vezes incomodado. Se você for uma pessoa curiosa, idéias vão bater a sua porta, pois vai perceber lacunas, necessidades, costumes que certamente favorecerão a geração de idéias.

Hoje a inovação está mais centrada na gestão de negócio – onde há constantes melhorias no que já existe, e, por vezes, percebemos baixa originalidade –, porém o pensamento criativo servirá como base tanto para um processo de inovação quanto originalidade. O pensamento criativo é a fundamentação sobre a qual você constrói uma idéia inovadora ou original.

Exercitar este pensamento é simples, pense sempre nas perguntas e busque respostas:
• Se não fizesse estas atividades desta forma, de que outra forma faria?
• Como poderei dinamizar as minhas atividades sem comprometer a qualidade?
• Como poderei agregar valor às atividades que executo?
• Com o poderei agregar valor ao negócio da empresa?
• Que outros produtos ou serviços poderão criar a partir do que já existe?
• Que outros produtos ou serviços podem criar para preencher uma necessidade específica de uma população? Lembre-se dos curiosos!
Solte a imaginação, INVENTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário