Por:Luiz Everardo Muezerie
Treinamento e andragogia nas organizações
O conceito de andragogia foi desenvolvido por Eduard Linderman, pesquisador e estudioso das melhores maneiras de educar adultos. Em seu livro The Meaning of Adult Education (1926), Linderman identificou cinco pontos chave para a educação de adultos.
1. Os adultos são motivados a aprender à medida que experimentam que as suas necessidades e os seus interesses serão satisfeitos. Estes são os pontos mais apropriados para se iniciar a organização das atividades de aprendizagem do adulto.
2. A orientação da aprendizagem do adulto está centrada na vida, por isso as unidades apropriadas para organizar o programa de aprendizagem são as situações de vida e não as disciplinas.
3. A experiência é a mais rica fonte para o adulto aprender, por isso o centro da metodologia da educação do adulto é a análise das experiências.
4. Os adultos possuem uma profunda necessidade de serem auto-dirigidos, por isso o papel do professor é engajar-se no processo de mútua investigação com os alunos e não apenas transmitir-lhes seu conhecimento e depois avaliá-los.
5. As diferenças individuais entre as pessoas aumentam com a idade, por isso a educação de adultos deve considerar as diferenças de estilo, de tempo, de lugar e de ritmo de aprendizagem. Os adultos, em geral, conseguem reter 10% do que ouvem após 72 horas, porém lembrarão de 85% do que ouvem, vêem e fazem após o mesmo prazo. Em situação de treinamento o adulto precisa estabelecer uma ligação entre o que ele sabe e vivenciou e o que aprenderá. Se essa relação não se estabelecer, provavelmente a sua participação e o seu interesse ficarão comprometidos. Além dessa correlação, as pessoas sentem necessidade de trocar experiências, de opinar e de ouvir os outros. Geralmente também buscam abordar problemas ou situações diretamente ligados à sua atividade profissional, e que, de alguma forma, contribuam para o aprendizado de conhecimentos úteis para sua profissão.
A utilização de métodos e de técnicas com enfoque andragógico assegura uma aprendizagem baseada na motivação intrínseca, no estímulo à participação, na troca de experiências e em conteúdos adequados ao seu perfil, isto é, aplicáveis à sua realidade e que propiciam resultados para a organização. O papel do instrutor, nesse contexto, é o de ser um facilitador do processo de ensino e de aprendizagem, adotando métodos e abordagens mais apropriados ao perfil e às necessidades do grupo, propiciando a troca de experiências, demonstrando a importância prática dos conteúdos trabalhados e encorajando a participação e a reflexão.
Para ler mais sobre o assunto acesse:http://www.racine.com.br/setor-industrial/portal-racine/setor-industrial/geral/andragogia-metodo-eficaz-para-treinamento
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