
Planeje e almeje crescer, defina onde você quer chegar...
O blog em questão tem por objetivo demonstrar o conhecimento abstraído pelos alunos da Disciplina ADE 400, bem como apresentar conceitos e práticas discutidas em sala.É adminstrado por alunos do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - CRP, e orientado pela prof. Fernanda Machado Freitas.
ASPECTO GERAL
"O caminho para o desenvolvimento pessoal, profissional, ainda é a escola".
Com a mudança da relação capital versus trabalho e empregador versus empregado; e, por conta dos novos fatores econômicos, a realidade do emprego nas duas últimas décadas, no Brasil, vem mudando de foco e de face. Nos séculos recentes os trabalhadores eram leais à seus empregos, as suas empresas e a seus empregadores.
Hoje a lealdade está "girando" em torno da empregabilidade que os trabalhadores possuem. Uma expressão que vêm conseguindo ratificar este conceito; e, que está sendo muito difundida entre os candidatos a trabalhadores no mercado de trabalho é o marketing pessoal.
Sem querer explicar o termo acima, quero crer que o fenômeno que nos leva a ele é a questão da empregabilidade, ou a falta dela, diante de um mercado muito turbulento, veloz e que demanda das organizações competência, agilidade e flexibilidade.
E o que é empregabilidade?
Segundo Hipócrates, "o melhor método para se prolongar a vida é trabalhar".
Leia mais em : http://www.artigonal.com/administracao-artigos/o-mundo-do-trabalho-e-a-empregabilidade-693909.html
Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. É um conceito que remete para uma proposta inovadora de desenvolvimento, considerando a participação coletiva no processo de organização, desenvolvimento e implementação. Está baseado na disseminação de soluções para problemas voltados a demandas de alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras. As tecnologias sociais podem aliar saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico. Importa essencialmente que sejam efetivas e reaplicáveis, propiciando desenvolvimento social em escala. São exemplos de tecnologia social: o clássico soro caseiro ( mistura de água, açúcar e sal que combate a desidratação e reduz a mortalidade infantil); as cisternas de placas pré-moldadas que atenuam os problemas de acesso a água de boa qualidade à população do semi-árido, entre outros. |
A inovação acontece no meio empresarial quando uma idéia, um método, uma novidade ou um mecanismo novo é agregado ao contexto vigente, promovendo uma melhoria.
Uma das dificuldades encontradas para difundir o processo de inovação é a dificuldade natural do ser humano em correr riscos e o desconhecimento de ferramentas que auxiliam este processo.
Treinamento e andragogia nas organizações
O conceito de andragogia foi desenvolvido por Eduard Linderman, pesquisador e estudioso das melhores maneiras de educar adultos. Em seu livro The Meaning of Adult Education (1926), Linderman identificou cinco pontos chave para a educação de adultos.
1. Os adultos são motivados a aprender à medida que experimentam que as suas necessidades e os seus interesses serão satisfeitos. Estes são os pontos mais apropriados para se iniciar a organização das atividades de aprendizagem do adulto.
2. A orientação da aprendizagem do adulto está centrada na vida, por isso as unidades apropriadas para organizar o programa de aprendizagem são as situações de vida e não as disciplinas.
3. A experiência é a mais rica fonte para o adulto aprender, por isso o centro da metodologia da educação do adulto é a análise das experiências.
4. Os adultos possuem uma profunda necessidade de serem auto-dirigidos, por isso o papel do professor é engajar-se no processo de mútua investigação com os alunos e não apenas transmitir-lhes seu conhecimento e depois avaliá-los.
5. As diferenças individuais entre as pessoas aumentam com a idade, por isso a educação de adultos deve considerar as diferenças de estilo, de tempo, de lugar e de ritmo de aprendizagem. Os adultos, em geral, conseguem reter 10% do que ouvem após 72 horas, porém lembrarão de 85% do que ouvem, vêem e fazem após o mesmo prazo. Em situação de treinamento o adulto precisa estabelecer uma ligação entre o que ele sabe e vivenciou e o que aprenderá. Se essa relação não se estabelecer, provavelmente a sua participação e o seu interesse ficarão comprometidos. Além dessa correlação, as pessoas sentem necessidade de trocar experiências, de opinar e de ouvir os outros. Geralmente também buscam abordar problemas ou situações diretamente ligados à sua atividade profissional, e que, de alguma forma, contribuam para o aprendizado de conhecimentos úteis para sua profissão.
A utilização de métodos e de técnicas com enfoque andragógico assegura uma aprendizagem baseada na motivação intrínseca, no estímulo à participação, na troca de experiências e em conteúdos adequados ao seu perfil, isto é, aplicáveis à sua realidade e que propiciam resultados para a organização. O papel do instrutor, nesse contexto, é o de ser um facilitador do processo de ensino e de aprendizagem, adotando métodos e abordagens mais apropriados ao perfil e às necessidades do grupo, propiciando a troca de experiências, demonstrando a importância prática dos conteúdos trabalhados e encorajando a participação e a reflexão.
Para ler mais sobre o assunto acesse: