A Administração Complexa é uma metodologia gerencial oriunda da Ciência da Complexidade, que entende a organização como sistema complexo capaz de aprender e adaptar-se, a partir de pressões ambientais.
Tal compreensão permite que se tire proveito da capacidade de auto-organização natural desses sistemas.
O foco da ação gerencial segundo essa abordagem, concentra-se na geração e manutenção de condições propicias à autonomia, cooperação, agregação e auto-organização, que representam os processos-chave para a promoção da capacidade adaptativa de uma organização. Fonte:http://www.scielo.br
Tal compreensão permite que se tire proveito da capacidade de auto-organização natural desses sistemas.
O foco da ação gerencial segundo essa abordagem, concentra-se na geração e manutenção de condições propicias à autonomia, cooperação, agregação e auto-organização, que representam os processos-chave para a promoção da capacidade adaptativa de uma organização. Fonte:http://www.scielo.br
O grande desafio das organizaçãoes no contexto atual tem sido encontrar modos flexíveis e mais rápidos para gerir os negócios num ambiente turbulento, instável e complexo. As abordagens da Administração Complexa partiram dos estudos realizados por autores de expressão, dentre os quais pode-se destacar:Morin(2003),Bauer(1999)e Agostinho(2003) evidenciando os temas complexidade e princípios da Administração Complexa.
ResponderExcluir