quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O que as equipes podem aprender com as abelhas?

Organização :A colméia possui uma estrutura clara e compreendida por todos os seus membros. As abelhas vivem juntas durante um longo período de tempo, próximas uma das outras e trabalhando bem em conjunto.
Podem levar vários anos para que as equipes trabalhem bem em conjunto. Elas precisam de objetivos claros, precisam trabalhar de maneira intimamente ligada para compartilhar e discutir idéias e soluções com a contribuição de todos os membros.
Divisão do trabalho: Há uma clara divisão de trabalho na colméia, mas nenhuma abelha é forçada a trabalhar – elas o fazem, porque querem. As obreiras asseguram-se de que a colméia possua todos os recursos práticos de que necessita para ter um bom desempenho. Elas mudam de funções, à medida que envelhecem. Esta divisão de trabalho entre cada tipo é determinada pelo sexo, criação e idade.
As equipes devem oferecer a oportunidade para o crescimento e desenvolvimento individuais e permitir que as pessoas assumam gradualmente um trabalho mais difícil e desafiador. A flexibilidade nas equipes é uma grande qualidade, e as atividades variadas tornam a vida mais emocionante. As equipes que oferecem pouca variedade podem perder sua atração em seguida.
As abelhas possuem um trabalho claro e significativo – produzir ovos, cuidar das larvas e manter a colméia em ordem. Da mesma forma, as equipes precisam de um bom equilíbrio entre possuir objetivos claros e manter ou desenvolver seus membros
Os membros da equipe devem-se beneficiar por pertencerem aos grupos. Os membros devem ganhar mais com o fato de participarem de um grupo do que oferecem a este. O desenvolvimento da equipe é vital.


Veja a reportagem completa :  http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+41-50/Passo+a+Passo+43/O+Modelo+da+Colm%C3%A9ia+para+o+desenvolvimento+da+equipe.htm


Postado por: camilla.melo@ufv.br

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Visão Sistêmica


Um sistema é um conjunto de partes interdependentes que atuam visando a um objetivo comum. As partes podem ter objetivos bem-definidos e nenhuma liberdade para ação individual, como nos sistemas mecânicos, ou exercerem a sua vontade, seguindo ou não os papéis que lhes foram destinados, como nas organizações humanas. No segundo caso, a luta pelo poder individual leva, no limite, à desnutrição da organização como sistema humano.
A sobrevivência da organização depende de ações coordenadas e harmônicas das pessoas que a compõem. Para administrá-la, é preciso que haja uma missão forte, capaz de tocar os corações, e visões de futuro compartilhadas.
Ter visão sistêmica implica trabalhar em equipe, e não em bando, ou em grupo apenas. A equipe é um conjunto de pessoas que se aplicam a um trabalho. Na equipe não se dá atenção apenas às tarefas, mas  sobretudo, às relações entre as pessoas. A equipe mantém a sua união pela confiança mútua, amizade e solidariedade. O mais forte abdica-se da ostentação do seu poder pela união de todos. O mais fraco é ajudado a encontrar uma tarefa adequada, na qual possa dar o melhor de si. Cada membro da equipe contribui para a coletividade com aquilo que tem de ser melhor.


POR: Cláudio H. Brito
Veja a continuação em:  http://pt.shvoong.com/books/1810420-vis%C3%A3o-sistemica/

Postado por: polianagoncalves.ufv@gmail.com